quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Hábitos

Hoje apetece-me falar de alguns hábitos que eu já tenho e que me ajudam a manter a casa mais ou menos limpa e arrumada.

- Lavo uma máquina de roupa todos os dias (acho que já deu para notar..): este eu aprendi com a Flylady há alguns anos atrás, mas acreditem que nem sempre foi assim. Com dois bebés gémeos a mudar de roupa várias vezes ao dia, a coisa ficava MUITO complicada. Eu tento lavar e secar no mesmo dia mas quando não consigo, então no dia seguinte seco essa roupa enquanto lavo outra máquina.

- Só passo a ferro ao domingo. Como a maior parte da roupa eu seco na máquina, não há muita necessidade de a engomar. Então a (pouca) roupa que seco no estendal só é engomada ao domingo.

- Lavo sempre a loiça a seguir às refeições. Acreditem, este eu só adquiri na casa nova. Às vezes eu deixava a loiça por lavar de um dia para o outro (nojento né?) mas agora já não consigo. Assim que acabamos de jantar eu arrumo logo a cozinha. Se a máquina da loiça tem loiça lavada, tiro e arrumo e começo logo a encher com a loiça suja. Há sempre algumas coisas que eu não lavo na máquina, como p.e. os pratos de plástico dos miúdos, ou os tachos (que eu só ponho na máquina se é para lavar logo a seguir).

- Lavo o lava-loiça depois de o usar. Já é um hábito!!! Às vezes quando dou conta já estou de pano na mão a pôr o lava-loiça a brilhar!!

Estes são alguns dos hábitos que eu já adquiri. Mas este mês quero habituar-me a mais coisas:
dar a volta às coisas e tirar de casa o que não interessa (o novo hábito da Flylady para este mês); fazer a ementa semanal (já tentámos, mas acabamos sempre por desistir); deixar o domingo livre das tarefas de limpeza. E vocês? Falem-me dos vossos hábitos na limpeza e organização da vossa casa. Eu preciso dos conselhos e das ideias, tá?

A lista para hoje:
- lavar 1 máq. de roupa / secar / dobrar e arrumar
- jantar / arrumar a cozinha
- lavar o lava-loiça
- 15 min. na zona a despachar o que não é para ficar (Hábito: 1º dia)
- zona: salas
- preparar o vestuário para amanhã
- dar um jeito à sala
- deitar-me a horas decentes (ontem: 1h30)

6 comentários:

P. disse...

Lavo roupa todos os dias e estendo. Apanho a que já está seca. Dobro. Tento arrumar todos os dias no lugar mas às vezes o cansaço é tanto que deixo para o dia seguinte. A louça...Mais ou menos. Tento ter o "sink" limpo todos os dias mas para mim o mais importante é o topo dos armários - os "counters".
Aspiro dia sim dia não - pelo menos tento - a cozinha, a casa de banho e o hall( são os sítios mais necessitados).
Passo ao sábado demanhã pela fresquinha, no silêncio do dia que nasce, enquanto toda a gente está a dormir.
Custa-me ter tão pouco tempo para me dedicar à minha casa mas faço o que posso.
Alfazema

Unknown disse...

Olá, eu bem tento em relação à roupa ser mais ou menos disciplinada, mas n consigo tenho sempre imensa p passa!!
Bjs

Sarokas disse...

como moro sozinha, lavo a roupa sempre à 6ª, seca no sabado e domingo passo a ferro.
as 5ªs faço o menu da semana, sabados de manha limpezas, e sabado sim sabado não cama de lavado!de resto é sempre rotineiro, lavo sempre a loiça depois da refeição e limpo sempre fogão e lava loiça antes de fechar a cozinha!

Sandra disse...

Muito obrigada!
Os vossos hábitos vão concerteza ajudar-me!
Alfazema, eu só aspiro uma vez por semana. Mas acho que tenho que o fazer mais vezes (o chão é claro, vê-se tudo...);
Agenda de Mulher, vê os meus primeiros posts. Se eu consigo, toda a gente consegue!!
Sarokas, tenho de ser mais disciplinada: não tenho um dia certo para as limpezas semanais, mas sábado de manhã parece-me uma boa solução!
Obrigada a todas!

eu e as minhas coisas disse...

Nada como ir logo arrumando nos lugares...poup-ase imenso tempo e vê-se tudo arrumado o que é um estimulo grande para continuar. Eu prefiro um dia para limpezas em vez de ir limpando uma divisao por dia... agora tenho empregada o que ajuda muito mas continuo a ser muito disciplinada... assim que der coloco as minhas rotinas no meu blog (ainda está no inicio)para compararem.
bjnhs

Anónimo disse...

Olá!
Eu preciso de ajuda!!!
Mais ideias e ser acompanhada....tenho duas meninas gémeas e preciso de ser mais organizada, disciplinada e de conseguir destralhar....Tenho tralha a mais e não tenho coragem de destralhar...parace que tudo faz falta.....
Please ajuda!!!!

Printfriendly