terça-feira, 1 de julho de 2008

Mês Novo, Vida Nova

A partir deste mês a nossa vida vai dar uma reviravolta. Os meninos já não vão à escola e ficam com os avós. Todos os dias vamos pô-los e buscá-los à casa dos avós. O problema é que os avós vivem a (+/-) 50 km de nós, logo temos que sair de casa mais cedo e chegamos a casa mais tarde. Isto quer dizer que cada vez tenho menos tempo para fazer alguma coisa em casa durante a semana. E isto chateia-me muito, porque eu gostava quando tinha tempo para fazer alguma coisa tipo limpar o pó, varrer o chão ou lavar uma máquina de roupa e assim. De qualquer maneira vou tentar continuar a fazer as coisas da mesma maneira, e o que não conseguir fazer durante a semana, faço ao fim-de-semana.
Eu adoptei o método da Flylady à minha casa, ou seja, dividi a minha casa por 5 zonas e cada uma delas corresponde a uma semana do mês. Assim temos a certeza que cada divisão da casa tem a manutenção necessária. Claro que todas as semanas há tarefas que têm de ser feitas (tipo limpar o pó, lavar o chão, lavar as casas-de-banho, etc.), mas depois temos aquelas tarefas que não têm de ser feitas todas as semanas e essas, fazemos na semana correspondente à zona.
Hoje, para mim, começa uma nova zona: a sala de Jantar e a sala de Estar. Como eu ainda tenho um longo caminho a percorrer em termos de organização, dou uma limpeza mais superficial às salas e tento concentrar-me em dar uma volta aos armários, às gavetas e às prateleiras e retirar tudo o que não gosto, não uso e não faz falta (o famoso declutter). Espero conseguir ir fazendo isto durante a semana, 15 minutos de cada vez, enquanto tenho a máquina de roupa a lavar por exemplo.

Sem comentários:

Printfriendly