terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

O fim-de-semana

E porque é que eu teimo em escrever sobre o fim-de-semana a meio da semana? Pois não sei. Talvez porque na 2ª feira não tenho tempo ou (o mais provável) porque na 2ª feira não tenho cabeça para escrever (porque é 2ª feira!!). Seja como fôr queria deixar aqui registado o facto de que o fim-de-semana correu muito bem, apesar de não ter acontecido o que estava planeado:

- sábado de manhã: cortar o cabelo dos meninos (que o pai teima em rapar, mas a mãe acha que ainda está muito frio para ficarem carecas) » a cabeleireira adoeceu. Vamos tentar marcar para o próximo sábado.

- sábado à tarde: entrega da arca congeladora (que tanta falta nos faz, porque no congelador do combinado não cabe nada!!) » pois que houve um problema de logística e não tinham a arca. Ligaram hoje a dizer que a vão entregar no próximo sábado à tarde.

domingo: almoço com os sogros » mas os sogros afinal vieram mais tarde das suas "mini-férias" e só chegaram a casa no domingo ao fim do dia.

Mesmo assim, o fim-de-semana correu bem. Consegui limpar a casa toda no sábado (a limpeza semanal e mais uns extras), e no domingo passei a tarde toda a engomar.

Hoje são os anos da cunhada (com direito a jantar). Vou chegar a casa muito tarde, e não faço questão de fazer o que quer que seja, para além de ver a série "Jericho".

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A despensa

Eu sei que esta semana não é a semana da cozinha, mas como sabem a minha despensa estava a precisar de ser organizada, e como não tive tempo de o fazer na semana passada aproveitei o feriado de Carnaval para lhe dar a volta.

Sempre tive um armário grande na cozinha que servia de despensa. Cabia lá tudo. Agora na casa nova não tenho um armário grande, e tenho que usar vários armários para fazer de despensa, o que me faz alguma confusão.

Eis o que fiz: tirei tudo dos armários, limpei-os, forrei as prateleiras, verifiquei os prazos de validade e antes de pôr as coisas nos armários fiz a lista do que ficou. Eu sei que a lista ajuda imenso (já li muito sobre isto), só espero que a consiga manter.
Aqui estão as fotos dos antes e depois:


armário de baixo: antes, tinha as garrafas e os enlatados em baixo; em cima estavam as mercearias todas (e claro, como não cabiam arrumadinhas acabavam todas ao molho" na prateleira); depois, mantive as garrafas em baixo; em cima pus o pão e as batatas fritas


armário de cima: antes, tinha o resto das mercearias, mais alguns enlatados, os aperitivos e os chás; depois, decidi usar o armário para guardar as coisas dos bolos (formas e outros utensílios).



Esqueci-me de tirar a foto do "antes" a este armário, mas estava cheio de tupperwares e era também o sítio do pão e das batatas fritas; depois, virou A despensa. Tenho aqui as mercearias todas e ainda a máquina de fazer pão.

este era o armário do pequeno-almoço e dos doces (só a prateleira de baixo é que era do pequeno-almoço...); agora continuamos a ter o pequeno-almoço aqui, juntamente com os tupperwares.

apesar de não se ver bem, este armário é mais pequeno) tinha as cápsulas do café e os livros dos electrodomésticos da casa. Era um armário muito mal aproveitado; agora tem as cápsulas do café e os doces e bolachas.



O que acham? Muito melhor, não?

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ainda do fim-de-semana

- A minha mana veio passar o fim-de-semana a casa dos meus pais. Como não nos vimos no Natal, os presentes foram trocados agora, a sabem o que ela nos deu? Uma máquina de fazer pão!! Eu nem quis acreditar! Já há algum tempo que estas máquinas despertaram o meu interesse, mas nunca me tinha dado para comprar uma. Agora que já a tenho estou em pânico! lol Eu sei que dá para fazer muita coisa, mas preciso de conselhos e dicas. Preciso da vossa ajuda!!!! lol

- No domingo tive uma enxaqueca o dia todo, nem me conseguia mexer. Resultado: tenho a roupa toda para engomar. Para não voltar a isto tenho que a engomar durante a semana.

A lista para hoje:
- lavar 1 máq. de roupa / secar / dobrar e arrumar
- jantar / arrumar a cozinha
- lavar o lava-loiça
- 15 min. na zona a despachar o que não é para ficar (Hábito: 7º dia)
- zona: cozinha
- 15 min. a engomar
- preparar o vestuário para amanhã
- dar um jeito à sala
- deitar-me a horas decentes (ontem: 12h30)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Hábitos

Hoje apetece-me falar de alguns hábitos que eu já tenho e que me ajudam a manter a casa mais ou menos limpa e arrumada.

- Lavo uma máquina de roupa todos os dias (acho que já deu para notar..): este eu aprendi com a Flylady há alguns anos atrás, mas acreditem que nem sempre foi assim. Com dois bebés gémeos a mudar de roupa várias vezes ao dia, a coisa ficava MUITO complicada. Eu tento lavar e secar no mesmo dia mas quando não consigo, então no dia seguinte seco essa roupa enquanto lavo outra máquina.

- Só passo a ferro ao domingo. Como a maior parte da roupa eu seco na máquina, não há muita necessidade de a engomar. Então a (pouca) roupa que seco no estendal só é engomada ao domingo.

- Lavo sempre a loiça a seguir às refeições. Acreditem, este eu só adquiri na casa nova. Às vezes eu deixava a loiça por lavar de um dia para o outro (nojento né?) mas agora já não consigo. Assim que acabamos de jantar eu arrumo logo a cozinha. Se a máquina da loiça tem loiça lavada, tiro e arrumo e começo logo a encher com a loiça suja. Há sempre algumas coisas que eu não lavo na máquina, como p.e. os pratos de plástico dos miúdos, ou os tachos (que eu só ponho na máquina se é para lavar logo a seguir).

- Lavo o lava-loiça depois de o usar. Já é um hábito!!! Às vezes quando dou conta já estou de pano na mão a pôr o lava-loiça a brilhar!!

Estes são alguns dos hábitos que eu já adquiri. Mas este mês quero habituar-me a mais coisas:
dar a volta às coisas e tirar de casa o que não interessa (o novo hábito da Flylady para este mês); fazer a ementa semanal (já tentámos, mas acabamos sempre por desistir); deixar o domingo livre das tarefas de limpeza. E vocês? Falem-me dos vossos hábitos na limpeza e organização da vossa casa. Eu preciso dos conselhos e das ideias, tá?

A lista para hoje:
- lavar 1 máq. de roupa / secar / dobrar e arrumar
- jantar / arrumar a cozinha
- lavar o lava-loiça
- 15 min. na zona a despachar o que não é para ficar (Hábito: 1º dia)
- zona: salas
- preparar o vestuário para amanhã
- dar um jeito à sala
- deitar-me a horas decentes (ontem: 1h30)

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Já passou!

Eu detesto ter pena de mim própria, mas às vezes vou-me abaixo de tal maneira que não consigo evitar. Desculpem o meu desabafo na 6ª feira. De qualquer maneira já passou! Passei o sábado fora de casa e o domingo com a casa cheia de gente. Fez-me muito bem!

E cá estamos nós em Fevereiro!! Com o início de um novo mês, inicia-se também uma nova zona: as salas. Não tenho muito que arrumar, por isso vou aproveitar para fazer uma limpeza mais a fundo. Porque é esta a ideia das zonas: é conseguir chegar a todas as divisões da casa por igual - se uma divisão está muito desarrumada, arruma-se; se a divisão está arrumadinha, limpa-se mais a fundo.
Hoje o meu pai faz anos e nós vamos jantar com ele, por isso hoje não vou fazer nada na zona (além do habitual). Amanhã já volta tudo ao normal.

A lista para hoje:
- lavar 1 máq. de roupa / secar / dobrar e arrumar
- lavar o lava-loiça (Hábito: 21º dia)
- preparar o vestuário para amanhã
- dar um jeito à sala
- deitar-me a horas decentes (ontem: meia-noite)

Printfriendly